domingo, 23 de outubro de 2022

CALL_CLINIC-1.0

CALL CLINIC_1 

Ideia e Ensaio eng. Álvaro Luiz 18 out 2022 

Para construir este protótipo, adotei o principio de se ter até 30 Quartos com até 6 camas por quarto. Então o sistema suporta 30x6 = 180 camas, onde cada uma destas cama poderia chamar a Unidade de Enfermaria (UENF) declarando seu local. Poderia enviar para UENF quem chama e qual o motivo da chamada que seria declarado com Eventos (E1, E2, E3, E4 e E5).

Resumo do ensaio: Small Prisma SPRISMA: 

Poderá contar de 1 a 30 SPRISMA, Caixas tipo PRISMA que vão no corredor para ver qual quarto chama, e que recebe informações de 1 a 6 CAMAS ou VAB’s , monitoram o seu prisma local (do corredor) e mandam informação para Unidade Enfermaria EU, via rs485. Cada SPRISMA tem uma DIPSWITCH onde programa o numero ID do Quarto, não poderá ser repetido e só vale valor em binário de 1 a 30, o 0 e 31 são descartados. VAB’s: A unidades geradora de Eventos fixadas nas camas ou banheiros que geram através de níveis analógicos valores de tensão de 0 a 3,3 VDC. Unidade que gera Eventos (E1, E2, E3, E4 e E5). Aqui foi adotado E1 = CANCELA, E2 = CHAMA, E3 = EMERGENCIA, E4 = PERA FORA, E5 = não usado. 

Unidade Enfermaria UFERM: 
 Esta recebe sinais de todos os SPRISMA com seus respectivos VABs, via serial RS485, poderá ter distancias maiores de 500 mts. Esta unidade conta com display para informar alguma ocorrência e sinal sonoro de aviso. Adotei neste unidade, para primeiro ensaio, um registro fila de 4 posições, desta forma ele até 4 chamadas em fila, da quinta em diante será descartada. “Partindo do principio que se não foi atendida 4 chamadas muito menos a quinta em diante, seria só dificuldades no desenvolvimento do software.” O display utilizado é LCD de 2 linhas com 16 caracteres cada linha. Assim ficará no display: Se não houver chamada nenhuma o nome da unidade na primeira linha “CALL CLINIC” “MULTITONE” Quando chegar um evento do campo. Este ficará piscando, na 1 primeira linha a ID de quem chama, acompanha um sinal sonoro intermitente. Este sinal sonoro poderá ser pausado a qualquer momento acionando o botão “PAUSA” na UFERM, mas não será cancelado ficará um tempo em pausa. Os eventos recebidos que aciona o SOM e acusa no display poderiam ser: E2 = CHAMA, E3 = EMERGENCIA e E4 = PERA FORA Só poderá ser cancelado acionando a tecla da unidade VAB que o gerou. Se ocorrer duas ou mais chamadas, ficaria como abaixo: QUARTO:01 CAMA:2 E3 QUARTO:12 CAMA;3 E3 QUARTO;22 CAMA;6 E4 QUARTO;07 CAMA;1 E3 O display fica mostrando pausadamente e sequencialmente linha 1, 2, 3 e 4 e assim repete (uma de cada vez), a cada amostragem gera sinal sonoro, despertando a atenção, OBS: estes sinais só poderão ser CANCELADOS em seus respectivos VABs, onde foram originados. Um não cancelará o outro. Ex: vou no QUARTO:12, aciono o CANCELA da CAMA:3, OK, cancelará a linha 2 acima, mas se lá acionar qualquer outra cama não cancelará. O CANCELA correto, fará apagar a 2ª linha. O SPRISMA do QUARTO:12 também apagará, somente com esta sequência teremos sucesso. Acima mostra como aparecerá no display, 0...F as 16 colunas, 1ª linha quarto e cama, 2ª linha evento e o tempo decorrido desde a chegada do evento, não existe ordem, mostrados sequencialmente, com tempo e som de atenção.